O livro toma seu lugar de destaque nas prateleiras das livrarias e chama ainda mais atenção das crianças quando vem acompanhado de algum objeto que a mesma pode brincar e interagir. O livro agora é também um brinquedo, além de auxiliar na prática da leitura, torna esses momentos de grande diversão e descoberta.
Para aproximar a criança do mundo da escrita pesquisadores e educadores tem percebido o quanto é fundamental ainda na primeira infância o contato com esse material, ainda bebês, eles apertam em botões que fazem sons dos animais, observam figuras, podem sentir e apalpar os livros de pano e banho, fazendo dessa convivência algo natural, que acompanhará para toda a vida. Quanto mais cedo o contato com o livro melhor. A criança cria uma afinidade, se acostuma a ter o hábito de interagir com aquele material chamado “livro”, sem ser uma obrigação, sem trazer um pesar, mas sim um prazer, um momento lúdico, cheio de brincadeira.
Tudo para a criança é brincar, em tudo ela cria uma brincadeira, e por isso, o livro não pode se distanciar da sua realidade.
A criança encontra hoje nos livros o que ela mais gosta, ouvir histórias e brincar, ele torna-se um parceiro essencial na infância, na rotina diária de todas as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário